Em nosso blog já falamos um pouco sobre o ferro e hoje chegou a vez de contarmos um pouco sobre como é a fabricação desse metal tão usado em ferramentas, máquinas, veículos de transporte, construção civil etc.
DE ONDE VEM O FERRO?
Como já dito aqui em nosso blog, apesar de ser um elemento abundante no planeta, é difícil encontrar o ferro isolado na natureza. Ele aparece apenas em minérios como hematita, magnetita, siderita, limonita e pirita.
COMO É FEITA A PRODUÇÃO DO FERRO?
Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.
Todo esse processo faz o óxido de ferro, que ao reagir com o monóxido de carbono, forma o ferro. Ele é escoado por uma saída inferior do alto-forno em sua forma líquida e chamado de ferro-gusa.
CURIOSIDADE
O ferro-gusa contém pequenas porcentagens de carbono, chegando ao máximo de 5% e é quebradiço. O ferro puro é chamado de ferro doce e, para atingir a pureza, ele precisa ter menos de 0,5% de carbono em sua composição.
SAIBA MAIS SOBRE O FERRO E OUTROS METAIS
– Conheça os principais tipos de metais
– Conheça a diferença entre ferro e aço
– Ferro: Conheça a história de um dos minerais mais fortes
FERRO DE QUALIDADE PARA O SEU PROJETO É NA OESTE!
A OESTE é referência em ferro há 37 anos e contamos com os diversos produtos nessa composição para fortalecer o seu projeto e dar vida ao que você deseja fazer. Fale com um dos nossos especialistas pelo WhatsApp e veja o que temos preparado para você. É só clicar aqui!